domingo, 4 de novembro de 2012

Principais paises periféricos e suas caracteristicas

Moçambique













características mais marcantes desta comunidade chamada Moçambique é a de que ela possui traços extremamente fortes da oralidade, traços esses que parecem configurar uma cultura essencialmente acústica. Designo por cultura acústica a cultura que tem no ouvido, e não na vista, seu órgão de recepção e percepção por excelência. Numa cultura acústica a mente opera de um outro modo, recorrendo (como artifício de memória) ao ritmo, à música e à dança, à repetição e à redundância, às frases feitas, às fórmulas, às sentenças, aos ditos e refrões, à retórica dos lugares-comuns – técnica de análise e lembrança da realidade – e às figuras poéticas – especialmente a metáfora. Sua oralidade é uma oralidade flexível e situacional, imaginativa e poética, rítmica e corporal, que vem do interior, da voz, e penetra no interior do outro, através do ouvido, envolvendo-o na questão. Trata-se, no entender de Antonio Viñao Frago, de uma “cultura não linear, mas esférica.

O debate sobre a oralidade e a escrita na construção do social tem sido longo. Todas as ciências se têm ocupado em estudar materiais que os diferentes povos usam para aprender e para lembrar. O Ocidente tem uma visão etnocêntrica quando procura distinguir as culturas ágrafas das culturas letradas. As primeiras são classificadas como primitivas, enquanto que as segundas são denominadas intelectuais. Para além disso, nas culturas literárias ou letradas, os seus membros são, pela sua vez, denominados “alfabetos” ou “analfabetos”, conforme saibam ou não usar os signos árabes empregados para a escrita e para a leitura.




Benin












Nome: República do Benin
Localização: África Ocidental Nacionalidade: beniense
Divisão: 12 departamentos
Línguas: francês (oficial), fon, fariba, fulani e ioruba
Religião: animista, minorias católicas, islâmicas e protestantes
Moeda: franco CFA (Communauté Française Africaine)
Litoral: 121 km
População: 8.078.314
Idade média da população: 17,7 anos (estimativas de 2007)
Crescimento populacional: 2,674% (estimativas de 2007)
Expectativa de vida: 53,44 anos (estimativas de 2007)
Pessoas com Aids: 68 mil (estimativa de 2003)
Tipo de governo: república
PIB per capita: US$ 1.100 (estimativa de 2006)
Taxa de inflação: 3% (estimativa de 2006)
IDH: 163º no ranking da ONU
Quase 70% da população do país não tem acesso a água potável
Atual presidente beninense, Thomas Yayi Boni.




Senegal














Ocupa uma área de aproximadamente 196,7 mil quilômetros quadrados. Seu território, banhado a oeste pelo Oceano Atlântico, limita-se ao norte com a Mauritânia, a leste com Mali, a sudeste com a Guiné e a sudoeste com Guiné-Bissau, além da Gâmbia, que está totalmente inserida no território senegalês.


A população do Senegal é composta por cerca de 12,8 milhões de habitantes, sendo que a maioria (57,6%) reside em áreas rurais. Dacar, capital , é a cidade mais populosa do país, com 2,8 milhões de pessoas. A religião com o maior número de adeptos é o islamismo, praticado de uma forma peculiar, com base nos ensinamentos do asceta Amadou Bamba.

Os senegalenses enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica, como altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc. Esse cenário reflete  da nação. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH do Senegal é baixo, com média de 0,411, ocupando o 144° lugar no ranking mundial, composto por 169 países.
A economia senegalesa é pouco desenvolvida. Os principais produtos de exportação são o fosfato, o amendoim e o pescado. O valor histórico-cultural de algumas cidades do Senegal e as belezas naturais, com destaque para as savanas e as reservas de animais selvagens, têm alavancado o turismo, que passou a ser uma importante fonte de receitas financeiras.


Angola












  População urbana: 57% Crescimento demográfico(2005-2010): 2,85% Índice de fecundidade: 6,54 Taxa de natalidade: 46 por cada mil habitantes Taxa de mortalidade: 25,8 por mil Taxa de mortalidade infantil: 131,9 por mil nados - vivos com menos de 1 ano de idade Esperança média de vida: 42,7 anos Homem:41,2 anos Mulher: 44,3 anos



  • 11. Até á década de 1970, a economia angolana era principalmente agrícola, sendo a cana-de-açúcar e o café as principais culturas. A produção de batata, arroz, banana também era importante, mas as culturas que mais se comercializavam eram o algodão, tabaco e a borracha.
  • 12. Angola é também um país rico em minerais, principalmente diamantes, petróleo e minério de ferro. As minas de diamantes estão localizadas no distrito de Luanda, enquanto que o petróleo tem sido descoberto ao largo de Cabinda e ao largo da costa até Luanda.



  • Costa do Marfim














     O clima da costa do marfim é tropical, ao longo da costa é semi-árido no extremo norte, muito quente e seco, no norte durante o dia e a noite chega a quase entre 20 e 25°C. E no sul o clima já muda, é bastante úmido, o que possibilita o cultivo de plantas. Desde que se estabeleceu como uma das economicamente mais prósperas nações de África ocidental que cerca de 20 % da sua população consiste em trabalhadores da vizinha Libéria, Burkina Faso e Guiné. Este fato tem originado permanentemente uma tensão crescente em anos recentes, principalmente devido ao facto de que grande parte destes trabalhadores são muçulmanos, enquanto que a população natural da Costa do Marfim é, essencialmente Cristã (principalmente católica romana) e animista. Ainda que não totalmente branca, 4% da população é de origem não africana. Há muitos descendentes de libaneses,cidadãos franceses, britânicos, e espanhóis. Há ainda uma minoria de missionários protestantes norte-americanos e canadianos. Ultimamente, cerca de 50 000 franceses e outros europeus têm saído da Costa do Marfim devido a fortes tensões sociais incitadas pelas forças revolucionárias locais que clamam ser contra a ocupação estrangeira em seu território, especialmente contra os franceses.



    Etiópia














     As regiões mais elevadas possuem temperatura variando de 0 a 16 graus centígrados; a zona temperada, nas elevações de 1 500 a 2 400 metros, possui temperaturas de 16 a 30 graus centígrados; e a zona quente, abaixo dos 1 500 m, tem condições tropicais e áridas e temperaturas diurnas de 27 a 50 graus centígrados. A topografia da Etiópia compreende tanto cadeias de montanhas altas (as Montanhas Semien e as Montanhas Bale) como as terras mais baixas da África, como a Depressão de Danakil.

    A estação chuvosa normal é em meados de junho e meados de setembro (sendo maior nos planaltos do sul), precedido por chuvas intermitentes de fevereiro a março; o restante do ano é, geralmente, seco.



    Nigéria











     A economia da Nigéria, rica em petróleo mas há muito marcada por instabilidade política, corrupção e má gestão macroeconomica, atravessa uma reforma substancial, posta em prática pela nova liderança civil do país. Os anteriores governantes militares da Nigéria não foram capazes de diversificar a economia e afastá-la da sobre-dependência se um sector petrolífero de capitais intensivos, o qual é responsável por 20% do PIB, 95% das receitas de exportação e cerca de 65% das receitas orçamentais. O sector agrícola, em grande medida de subsistência, não acompanhou o rápido crescimento da população e a Nigéria, em tempos um grande exportador de alimentos, precisa agora de importá-los.


    Os recursos minerais incluem o petróleo, o carvão e o estanho. Os produtos agrícolas incluem groundnuts, óleo de palma, cacau, citrinos, milho, sorgo, mandioca, inhames e cana de açúcar.






    Nenhum comentário:

    Postar um comentário